segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sobre a necessidade de mudar



Todo final de ano, incontáveis pessoas ao redor do mundo fazem promessas de mudanças. Alguns prometem se esforçar mais nos estudos, enquanto outros fazem planos para mudar radicalmente o seu estilo de vida. Não importa, esse anseio de mudança, de evolução,  sempre esteve presente na humanidade.
A verdade é que todos nós mudamos o tempo todo: uma ideia, uma citação lida, uma epifania, e já não somos mais os mesmos. Existem pessoas adeptas à rotina, e mesmo essas mudam, por necessidade ou imprevisto. A cada encruzilhada, a necessidade de uma decisão. E lá vamos nós,  dobrando esquinas, seguindo em frente, pegando atalhos. Sonhos interrompidos, decepções, dificuldades momentâneas, perdas dolorosas... E mesmo que pareça ruim aos nossos olhos, sempre há um propósito, afinal, se não fossem todos esses desvios de percurso, imprevistos como são chamados, não seríamos quem somos hoje.
Esse balanço da vida, movimento natural, é criativo e segue uma lógica: tudo está em constante movimento. Podemos nos valer da lei de Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Parece-me que o segredo da vida está na imprevisibilidade, na possibilidade do revirar-se tudo de um momento para outro e assim gerar, como num caleidoscópio, um infinito de possibilidades.
Não existe nada mais mutável do que o pensamento. O que é verdade agora, pode não ser daqui a um segundo. Então o que pensamos já não é mais a nossa verdade. Heráclito sustentava que só a mudança e o movimento são reais, e que a identidade das coisas iguais a si mesmas é ilusória.''Nada é permanente, salvo a mudança.''

Um comentário:

  1. Tenho pra mim que todas as mudanças são para o melhor. Mesmo as que pareçam não ser.
    Tudo muda, sempre. E, muitas vezes nos apegamos ao antigo, com medo da mudança... bobagem. As mudanças são sempre para melhor. Tenho certeza absoluta disso. Ainda que, no momento da mudança, não nos demos conta disso. Mas, no futuro, ao ver girar a roda da vida, constatamos que aquela mudança por que nos mostramos reticentes e relutantes, foi a melhor coisa que nos aconteceu!

    Beijos, lindo texto.

    Carla

    ResponderExcluir