domingo, 14 de novembro de 2010

Quanto à minoria



 Pessoas efusivas, dispostas 24h e que estão sempre sorrindo. Até parece que não enfrentam problemas. Penso que são superficiais ou loucas. Ninguém é feliz o tempo todo, a vida é assim, passamos por altos e baixos todos os dias, ou várias vezes ao dia.
          Geralmente estas têm ‘’mil amigos’’ e frequentam bares, festas, shows... Uma outra parcela da população não gosta de se expor, prefere um bom livro e uma xícara de café a aglomerações. Sentem a necessidade de isolar-se. Não precisam estar sempre rodeadas de pessoas, gostam da rotina, contemplam o silêncio. Seriam estas as pessoas loucas?
           Tome-mos como exemplo os grandes gênios da humanidade ou  os homens mais inteligentes da atualidade. Isaac Newton, Albert Einstein e Steve Jobs, por exemplo. O que estes três homens têm em comum além da inteligência? Sabe-se que eram introspectivos, observadores e que deram grandes contribuições para a humanidade. Estes sim são lembrados nos dias de hoje.          
            A maioria prefere gastar seu tempo em busca de diversão e distrações: redes sociais, jogos,  televisão... Alguns poucos ainda preferem buscar o conhecimento através dos livros, a curiosidade os instiga a procurar cada vez mais respostas. A banalização da cultura como um todo deixou-nos mais egoístas, desmotivados e, porque não, preguiçosos. Tudo está mais acessível, bastam alguns cliques na internet e voilà, o que você procurava está ali na sua frente.
           Por isso sou a favor da minoria. Não digo para nos isolarmos em uma bolha ou trocar um computador por quinhentos livros, me refiro a não perdemos este senso crítico-investigativo, a não sermos passíveis das ideias de outrem.  Faça algo que um dia você possa olhar para trás e sinta orgulho de ter gasto o seu tempo com o que valeu a pena. Não seja uma pessoa alienada, que não luta pelos seus ideais e se submete a qualquer coisa sem se perguntar o sentido daquilo tudo. Infelizmente me refiro à minoria.

5 comentários:

  1. ' talvez minha palavras sumiram ao ler algo que me fazem refletir nisto que pra mim não obtinha a menor difereça e que depois de tantas palavras escritas , me fizeram viajar e ver que as opiniões diferente movem o mundo ' .

    ResponderExcluir
  2. "Pessoas efusivas, dispostas 24h e que estão sempre sorrindo. Até parece que não enfrentam problemas. Penso que são superficiais ou loucas. Ninguém é feliz o tempo todo, a vida é assim, passamos por altos e baixos todos os dias, ou várias vezes ao dia." É isso realmente é verdade,e muitos de nos nunca pensamos nisso, meus parabens ao autor.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como um texto pode ser tão envolvente. Ao ler está crônica me senti personagem, foi como olhar para um espelho e ver palavras... E que palavras. Simplesmente emocionante, me proporcionou uma viajem para dentro do meu ser e da minha personalidade.
    att, Diogo Lopes

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das citações referidas,apesar que a busca de diversão é um ato saudável,mas realmente,"sumir" um pouco e ler um bom livro,não tem preço.
    Parabéns

    ResponderExcluir